domingo, 5 de março de 2017

CAPOEIRA - CURSO NO RIO GRANDE DO SUL

FINAL DE SEMANA HISTÓRICO PARA A CAPOEIRA 
DO RIO GRANDE DO SUL
CURSO COM CONTRAMESTRE MÁSCARA CDO

No domingo do dia 26 de fevereiro, mais uma vez a capoeira brilhou no Rio Grande, desta vez na cidade de Santa Maria, e a grande estrela da vez foi um “Cordão de Ouro” chamado Contramestre Máscara de São Paulo. O encontro ocorreu no Espaço Multiuso da UFSM – cedido pela SEDUFSM, com o apoio do Pres. Prof. Drº Júlio Ricardo Quevedo dos Santos.
A página ESPORTES EM FOCO esteve presente na cobertura deste evento junto com o Grupo Capoeira Mandinga (Professor Fly), do projeto Camugerê Cultural da cidade de Três Passos. O evento foi organizado e realizado em uma parceria do Grupo de Capoeira Barra-Vento (Mestre Boi – C.Mestre Crespo) de Santa Maria e do Grupo de Capoeira Canavial (C.Mestre Sombra de Cachoeirinha), nesta ocasião, os grupos trouxeram pela primeira vez no Rio Grande do Sul, o capoeirista de São Paulo Alisson Melgaço, conhecido no mundo da Capoeira como Contramestre Máscara do Grupo Cordão de Ouro.
Foi um domingo inteiro de vivência e curso de Capoeira com um dos melhores capoeiristas da atualidade, o Contramestre Máscara foi um dos finalistas do evento REDBULL PARANAUÊ em janeiro deste ano, e que buscava encontrar o capoeirsita mais completo do mundo, segundo a REDBULL, organizadora do evento. Além disso, ele é o atual Bicampeão Mundial do Grupo Muzenza e foi Campeão da Copa Internacional do Grupo Herança Cultural.
A página ESPORTES EM FOCO teve uma entrevista exclusiva com o Contramestre Máscara, nessa que foi sua última atividade realizada no Brasil, pois, agora no próximo dia 7 de março, ele embarca com destino à Rússia, onde irá residir e trabalhar com a Capoeira. Nos últimos dois anos, Máscara tem viajado pelo mundo realizando workshops de Capoeira, agora, segundo seu Mestre (Mestre Suassuna), está na hora de fixar residência e continuar a exercer o belo trabalho que vem realizando em terras estrangeiras.

1.     PÁGINA ESPORTES EM FOCO: Contramestre Máscara, nos adiante um pouco sobre o que será passado hoje, nessa sua última vivência de capoeira aqui no Brasil (em Santa Maria/RS) antes da sua viagem para o exterior.
CONTRAMESTRE MÁSCARA: Boa tarde galera! Sou o Contramestre Máscara, aluno do Mestre Suassuna, é minha primeira vez aqui no Rio Grande do Sul, e vim para desenvolver um trabalho de sequências de movimentação do “miudinho”, que é um trabalho específico que meu Mestre (Suassuna) passa pra a gente no dia a dia, e está sendo uma energia imensa pra mim, estou adorando a energia do pessoal. Essa será minha ultima vivência no Brasil este ano, pois estou indo morar na Rússia, já estou com alguns trabalhos de workshops espalhados em toda a Europa, norte da América e Ásia, então hoje será minha despedida da galera do Brasil. Mas quem quiser continuar acompanhando meu trabalho, tirar dúvidas, saber sobre movimentações, eu continuarei atendendo a todas nas redes sociais como no meu perfil do Facebook: Contramestre Máscara.

2.     PÁGINA ESPORTES EM FOCO: Pergunta que todo mundo faz e não poderíamos deixar de registrar, pensou que iria pegar muito frio no Rio Grande do Sul? (risos)
CONTRAMESTRE MÁSCARA: (mais risos...) Então rapaz, eu trouxe todas as minhas roupas de frio e cheguei aqui pegando esse calor punk né, estou tendo que ficar sem camisa, esperava muito frio, esperei até neve, mas fui surpreendido pela natureza.

3.     PÁGINA ESPORTES EM FOCO: Mais especificamente, como será esse seu trabalho na Rússia? Foi convite de alguém? O Mestre Suassuna que está te abrindo as portas? Ou já tem algum trabalho que você irá assumir lá?
CONTRAMESTRE MÁSCARA: Então, na verdade todos os trabalhos da Cordão de Ouro pra gente que sai do Brasil e vai trabalhar fora, todos tem influencia do Mestre, só sai do Brasil quem é da confiança do Mestre e que ele sabe que tem capacidade de dar continuidade de continuar o trabalho dele. Mas, foi um convite feito pelo Governo da Rússia, tem um Mestre nosso lá chamado Cueca, que ele nasceu na Jamaica, morou em Israel e agora vive na Rússia, eu estou indo pra lá dar aula de Capoeira e Jiujtsu.

4.     PÁGINA ESPORTES EM FOCO: referente ao último evento que você participou e foi um dos finalistas, o REDBULL PARANAUÊ, você fez uma bela apresentação representando o Estado de São Paulo junto com outros grandes capoeiristas (Arthur Fiu e Gugu), não chegou a final mas a torcida era grande e todos pensávamos que você iria mais a frente. O que você diz sobre o incentivo da REDBULL em colocar a Capoeira na mídia, algo que os capoeiristas sempre pedem, que a Capoeira tenha seu espaço na mídia.
CONTRAMESTRE MÁSCARA: Então meu amigo, o que acontece é o seguinte, quem está nos bastidores não está sabendo e nem vivendo a realidade que a gente viveu lá. Ficamos confinados em um hotel cinco estrelas, super bacana, a REDBULL colocou uma bela estrutura a disposição da gente e o mais interessante de tudo, foi a convivência com os Mestres, tomando café, treinando, batendo resenha com Mestre João Grande (um dos mais velhos na atualidade e considerado uma lenda viva) que é o sonho de qualquer capoeirista no mundo.
Então nesse aspecto, eu me senti um campeão, fiz aula com os mestres todos os dias, aulas com: Mestre João Grande, Mestre Capixaba, Mestre Jogo de Dentro, Mestre Virgilio de Ilhéus, Mestre Sábia, com Mestre Nenel (filho do Mestre Bimba), esse lado, quem estava de fora não estava sabendo e não chegou a presenciar. Agora eu estou aqui no site ESPORTES EM FOCO, para poder esclarecer isso ai, e quem não participou das seletivas, não sabe o que perdeu, a ideia maior é a visibilidade maior que a capoeira está proporcionando pra capoeira, então não vamos pensar em grupo, nem em título, porque a gente sabe que o título “Melhor do Mundo” não existe né? Naquele momento, para a REDBULL, o Rato se deu bem, um cara super humilde, pra mim, foi a melhor pessoa da Bahia pra ficar com o título.
*** O Contramestre Máscara como sempre foi muito carismático, pessoa de coração grande, agradeceu a nossa reportagem por estar presente e registrar a sua passagem pelo Rio Grande do Sul, por permitir que ele colocasse a visão sobre o evento REDBULL PARANAUÊ e ficou a disposição.
Durante o Curso do Máscara, ele ainda explanou sobre a importância da capoeira como educação, na preparação do caráter, na importância de se preparar para o futuro e, de como a capoeira nos ajuda a superar competições da vida.

A PÁGINA ESPORTES EM FOCO só tem a  agradecer por ter vivenciado um dia de aprendizados com essa grande pessoa e mais uma vez, resaltar que a educação de qualidade, a cultura e o esporte, são peças fundamentais para a formação do caráter. No evento estiveram pessoas de todas as idades e foi de emocionar, ver a expressão nos olhos de todos ao receber as informações transmitidas pelo Contramestre.

Desejamos muito sucesso nessa sua nova empreitada.
Reportagem: Gabriel Lopes
Fotos: Darla Medeiros e Gabriel Lopes



















Nenhum comentário:

Postar um comentário