CAPOEIRA


1º BATIZADO E GRADUAÇÃO
GRUPO CANDEEIRO - CHAPECÓ

Os dias 18 e 19 de agosto de 2017, aconteceu na cidade de Chapecó/SC, o primeiro evento de capoeira do Grupo Candeeiro organizado pelo Monitor Ivo.
Este evento teve como objetivo marcar a transição de trabalho que o Mestre Nikimba já fazia em outro grupo, e que agora, passa a ser um trabalho independente, tanto para o Mestre quanto para seus discípulos. O evento iniciou na sexta-feira com uma aula e roda, no sábado pela manhã aconteceu uma roda de capoeira para a divulgação do trabalho e também das músicas do 1º CD do grupo, que aconteceu em frente ao Banco do Brasil, centro de Chapecó. A tarde foi realizado o batizado e graduação do grupo com a presença de capoeiristas de SC, RS e PR.
Em destaque a presença do Mestre Nikimba, Professores (Motta, Primata, Rabugento e Fly), Instrutores e Monitores (Veinho, Garrão, Urubuzinho, Tonho, Cigano, Maninho) entre outros.
materia: Gabriel Lopes
fotos: Franciele dos Santos



1º FESTIVAL INTERNACIONAL
DE CAPOEIRA BARRA-VENTO

Os dias 11, 12 e 13 de agosto de 2017, ficarão marcados para a capoeira na história do Rio Grande do Sul.
Assim como outros grandes eventos já realizados no estado, o 1º Festival de Capoeira do Grupo Barra-Vento inovou no requinte de seus convidados. Os organizadores do evento, Mestre Boi, Mestre Dionísio e Contramestre Crespo trouxeram pela primeira vez ao Rio Grande do Sul uma atração mista de tradição e musicalidade; a Noite do Cantador com os Mestres Toni Vargas (Rio de Janeiro) e Barrão do (Recife e Canadá), foi o grande "carro chefe" do evento.
A união das vozes desses cantadores da capoeira deram um toque de classe no evento unindo o passado com o novo, a tradição com o contemporâneo, foi uma ligação da ancestralidade de Mestre Toni e música popular de Mestre Barrão, algo impressionante ainda nunca realizada em nosso estado, e que levou as lágrimas uma boa parte do público participante. Para coroar ainda mais o evento, tivemos a presença de Mestre Índio do Mercado Modelo (Salvador/BA), que além de ser um dos fundadores daquela tradicional roda de capoeira, ainda foi o responsável por implantar a nossa arte brasileira no Rio Grande do Sul.
Em determinado momento do evento, no início sexta-feira, presenciado por poucos, Mestre Índio ficou muito emocionado (com os olhos em lágrima) em falar do seu passado e inicio na capoeira, lembrando de grandes nomes que conheceu como: Dois de Ouro, Dimola, Waldemar, Caiçara, Pastilha, Bimba, Traíra, dentre tantos outros, lembrou de seu aprendizado com Mestre Pelé da Bomba e também de ter sofrido na época, descriminação por ser capoeira e ser de rua. Lembrou de como eram as formaturas e disse: "Quando Mestre Pelé achou que eu estava pronto, me mandou nas rodas de todo mundo e observava, ele me disse, se você sair dessas rodas sem apanhar de ninguém você está formado e a partir daqui segue seu caminho".
O evento iniciou na sexta-feira dia 11 com um curso de capoeira com Mestre Toni Vargas na parte da tarde, a noite, aconteceram rápidas oficinas com os Mestres Toni Vargas, Barrão e Índio, além de um bate-papo. no sábado pela manhã houve um curso com Mestre Barrão, a tarde curso com Mestre Toni Vargas e Rodas de Capoeira com a maestria do Mestre Índio que jogou muito perto dos seus 70 anos de idade. No sábado mesmo aconteceu a Noite do Cantador (Show de percussão, voz e carisma dos mestres Toni e Barrão) e no domingo, o evento encerrou com uma bela Roda de Capoeira.
O evento contou com a presença de vários Mestres, professores e alunos de todo o estado, mais a presença de capoeiristas de SC, RE, RJ, o que se deve destacar também, foi os patrocinadores do evento que oportunizaram este belíssimo evento: SEDUFSM, CLUBE COMERCIAL, INTER SM, CABANHA CAMPO NOVO, PIZZAS MIX MIL, CLÍNICA RENASCER. 

*** fotos de: Franciele dos Santos, Dartanhan Daldez, Natália Dolwitsch.
*** matéria: Gabriel Lopes 



O TRABALHO DE 
UM GRANDE MESTRE 

Wagner Ruas ou simplesmente Mestre Aberrê, como é conhecido no mundo da capoeira, é um dos Mestres de grande nome nas rodas e na educação da cultura afrobrasileira, Teve um enorme destaque na década de 90, viajou e fez trabalhos em vários países, e até hoje, colhe os frutos desse belo trabalho.
Mineiro de Montes Claros, hoje está dedicado e envolvido com a capoeira direcionada para educação infantil, onde o trabalho que vem desenvolvendo em sua cidade, serve de modelo para várias escolas de capoeira. É responsável por um dos eventos de grande ascensão hoje no país, o MONTES CLARIOU, que acontece sempre no mês de abril na cidade de Montes Claros/MG e, reúne atletas de várias partes do território nacional, contribuindo de maneira importântissima para nossa arte.
Confira aqui algumas fotos do trabalho do Mestre Aberrê.
matéria: Gabriel Lopes
fotos: Mestre Aberrê




ENCONTRO INTERNACIONAL 
GRUPO UNIÃO DA BAHIA
ARTIGAS no URUGUAY

No final de semana dos dias 14, 15 e 16 de julho de 2017, aconteceu na cidade de Artigas no Uruguay, o encontro internacional do Grupo de Capoeira União da Bahia que tem como presidente o paulistano senhor Alexandre Ferreira (34 anos) ou simplesmente Contramestre Gafanhoto como é conhecido nas rodas de capoeira.
Na cidade de Artigas no Uruguay e na cidade de Alegrete no Rio Grande do Sul, o grupo é coordenado pelo uruguaio Professor Kabeça, que desenvolve um belíssimo trabalho social e divide a sua profissão de professor de capoeira com seus afazeres como policial. O evento foi mágico, contou com delegações de diversas partes do Brasil, Uruguay e Argentina, entre as presenças Ilustres estavam: Mestre Boi, Mestre Dionísio, Mestre Casca Dura, Mestre Exterior, Mestre Falcão, Contramestre Crespo, Contramestre Gafanhoto, Professor Fly, Professor Berro, Instrutor Serginho e Instrutor Risadinha.
O evento iniciou na sexta-feira com aula ministrada pelo C.Mestre Gafanhoto em uma academia de artes marciais na cidade de Quaraí/RS, no sábado aconteceu o curso de capoeira com o C.Mestre Gafanhoto no ginásio municipal de Artigas e logo em seguida a graduação de alunos brasileiros e uruguaios, com destaque para a graduação azul de graduado para o aluno Bombril que desenvolve trabalho pelo Grupo União da Bahia na cidade de Alegrete.

Matéria e Fotos: Gabriel Lopes



EVENTO DO GRUPO BARRA-VENTO
SANTO ÂNGELO/RS  E ITAPIRANGA/SC

Nos dias 24 e 25 de junho, aconteceram dois eventos do Grupo de Capoeira Barra-Vento, um na cidade de Santo Ângelo/RS onde o trabalho é feito pelo Instrutor Fumaça, e o outro evento aconteceu na cidade de Itapiranga/SC feito pelo Mestre Dionísio. 
O Grupo de Capoeira Barra-Vento foi fundado na cidade de Santa Maria/RS por Sandro Militão (Mestre Boi), onde permanece sua matriz. O grupo teve inicio em 2004, quando Mestre Boi teve por objetivo ampliar seus horizontes na capoeira e dar mais destaque ao trabalho que já vinha fazendo no grupo onde ele foi formado, então, por se preocupar com uma melhor formação de seus alunos e com a preservação dos fundamentos e tradições da capoeira, Mestre Boi tomou a decisão de ter um trabalho independente e assim unir seus amigos para fortalecer os estudos da capoeira. Nascendo assim, o Grupo de Capoeira Barra-Vento.
No dia 24 de junho, sua filial instalada na cidade de Santo Ângelo/RS, a 3 anos, com o Instrutor Fumaça, realizou seu primeiro Batizado e Troca de Graduações. O evento iniciou de manhã com uma belíssima roda de capoeira em frente a Igreja Matriz e teve sequência na parte da tarde com cursos ministrados pelo Mestre Casca Dura (Grupo Muzenza - Gravatai/RS) e com o Instrutor Serginho (Grupo Cordão de Ouro - Santiago/RS), em seguida aconteceu o batizado e as graduações - entre os destaques, a norte-americana Jourdan Johnson que teve sua iniciação na nossa arte brasileira, recebendo das mãos do Mestre Boi seu primeiro cordão de cor verde.
Já no dia 25 de junho, sua filial instalada na cidade de Itapiranga/SC, a um ano, com o Mestre Dionísio, também realizou seu primeiro Batizado e Troca de Graduações. O evento iniciou de manhã com uma palestra com o historiador e Professor Fly (Grupo Capoeira Mandinga - Três Passos/RS) e logo após um curso de movimentações do "jogo miudinho" com o Instrutor Serginho (Grupo Cordão de Ouro - Santiago/RS), e em paralelo, uma aula de capoeira infantil com a Graduada Darla Dourada (Grupo Cordão de Ouro - Santiago/RS) assessorada pela Graduada Viola (Grupo Capoeira Mandinga - Três Passos/RS).
O destaque do evento ficou por conta das crianças e dos pais que deram show de alegria e incentivo ao esporte. Mestre Dionísio responsável pelo evento junto com sua esposa Jamile, deram exemplo de organização com seu carisma e ótima receptividade. Ao Mestre Boi, podemos dizer que tens duas ótimas pessoas ao seu lado e que souberam representar muito bem a humildade e serenidade que o mestre passa como pessoa e educador. Parabéns Instrutor Fumaça e Mestre Dionísio.

Matéria por: Gabriel Lopes
Fotos cedidas por: Darla Medeiros



11 comentários:

  1. Parabéns...sucesso sempre na caminhada de vcs....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Cintia pelo seu comentário e pelo carinho conosco.

      Excluir
  2. Parabéns que tenham muinto sucesso nessa caminhada, e muinta capoeira axé 👏👏👏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Tocaia pelo seu comentário, esteja a vontade nesse espaço aberto à vocês capoeiristas.

      Excluir
  3. Parabéns pelo sucesso.Estou na torcida por vocês.E que venha mais capoeira.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Capoeira sempre mais,,,,,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O site fica grato pela companhia de vocês amigos da capoeira.

      Excluir
  5. Parabéns Mestre, grande Mestre, pessoa muitas histórias da Capoeira adquirido por ele, tive o grande prazer de estar participando do 1° Montes Clariou. Forte abraço. Axé Mestre.

    ResponderExcluir
  6. Muito boas as materias, obrigado pelo compromisso com a capoeira e em levar a outros o que vem sendo trabalhado por diferentes profissionais da area. Continuem sempre assim. Abraços. Prof.Kabeça - UDBC , URUGUAY

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir